O vereador mais votado de São João de Meriti nas últimas eleições, Marcos Aquino (Republicanos), foi preso na manhã desta sexta-feira (14) durante uma operação policial para combater a facção Comando Vermelho (CV). Ele não estava entre os alvos da ação, mas foi encontrado portando uma arma de fogo que não pertencia a ele. Além do parlamentar, outras quatro pessoas foram presas.
A ação une agentes das Polícias Civil e Militar para cumprir 16 mandados de prisão. Luiz Matos de Aquino, irmão de Marcos, é um dos alvos. Durante as buscas, os oficiais encontraram o vereador dirigindo um carro onde foram encontradas a arma irregular e diversas caixas de medicamentos de uso controlado.
Ação em São João de Meriti faz parte de operação que começou na Penha e no Alemão
A identidade dos outros presos ainda não foi divulgada, mas, segundo a Polícia, todos são investigados por acusações de apoio à atividade do CV na Bacia do Éden, no Castelinho e em outras comunidades de São João de Meriti.
Segundo a Polícia, as ações fazem parte de uma nova etapa da Contenção, que começou no final de outubro com a operação na Penha e no Alemão. O objetivo é apurar o avanço do CV por territórios no Rio e prender envolvidos com a facção. Além dos mandados de prisão, agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) buscam cumprir 33 de buscas e apreensão em São João de Meriti.
Em atualização


