Diferentes regiões do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, podem ficar sem água nesta quarta-feira (28). A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae) realiza, ao longo do dia, uma ação de manutenção no Sistema Tinguá, que atende à região. Por conta da operação, a estação vai funcionar com apenas 60% da capacidade de produção de água.
A ação já estava programada e acontece entre 8h e 17h. Os agentes da estatal vão realizar obras de conservação nas represas Colomi e Boa Esperança, que fazem parte do sistema. Após o fim da intervenção, no fim do dia, a produção de água será retomada em plena capacidade.
Ação afeta 27 bairros de Nova Iguaçu
A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água do Sistema Tinguá para Nova Iguaçu, foi comunicada. Segundo a empresa, os bairros afetados serão Ambaí, Boa Esperança, Botafogo, Caiçara, Caioaba, Cerâmica, Cobrex, Corumbá, Figueiras, Geneciano, Grama, Iguaçu Velho, Jardim da Posse, Kennedy, Miguel Couto, Montevidéu, Nova América, Parque Ambaí, Parque Flora, Ponto Chic, Posse, Rancho Fundo, Santa Rita, Tinguá, Tinguazinho, Três Corações e Vila de Cava.
Apesar da retomada do sistema ainda nesta, a água pode demorar mais de 24h para chegar até os imóveis de moradores da região. Casa em terrenos mais elevados ou em regiões consideradas “ponta de rede” podem demorar mais tempo a receber água. A orientação da concessionária é que moradores evitem tarefas que demandem maior consumo e usem água armazenada em cisternas e caixas-d’água para as atividades essenciais.

