O governador Cláudio Castro (PL) demitiu, nesta sexta-feira (10), mais um policial penal acusado de entrar com drogas em um dos presídios do estado. Desta vez, o Diário Oficial trouxe a publicação com a demissão de Márcio Henrique Sacramento Silva.
Em julho, o juiz Flávio Silveira Quaresma, titular da 1ª Vara Criminal da Regional de Bangu, condenou o agente a sete anos e seis meses de prisão e à perda do cargo na Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap). Na sentença, o magistrado comentou sobre o caso.
“Ressalto que a conduta do acusado foi incompatível com a de um servidor público que recebe do Estado para garantir a segurança pública e não praticar tráfico de drogas no interior de uma Unidade Prisional”, escreveu o juiz.
Em 20 de dezembro de 2023, Márcio tentou entrar na Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho, em Bangu, Zona Oeste do Rio, com dois invólucros de erva seca (Skank) contendo 319,61 gramas de Cannabis Sativa. Ele acabou sendo preso em flagrante e um processo disciplinar, que correu sob sigilo, foi instaurado.
Não foi possível localizar a defesa de Márcio. O espaço permanece aberto caso haja o interesse em se manfiestar. Na quinta-feira (9), Castro demitiu o policial penal Marlos José do Nascimento Santana, que foi preso em flagrante, em 2023, ao tentar entrar com drogas no Complexo Penal de Gericinó.