O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Dias Nogueira, anunciou que o município da Região dos Lagos está concorrendo para ter mais duas praias com a Bandeira Azul: Foguete e Pontal do Peró. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8), no Hotel Paradiso Peró, durante o Encontro Regional do programa, que premia praias que atendem a requisitos ambientais, de segurança e acessibilidade.
O Workshop Nacional da Bandeira Azul ocorre na Praia do Peró, a primeira do interior fluminense a receber o selo internacional de qualidade do programa. Na abertura do encontro regional, o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), ressaltou a importância da Bandeira Azul para a preservação dos ecossistemas costeiros.
“O intercâmbio entre as cidades costeiras, por meio do programa Bandeira Azul, é uma excelente iniciativa. Trata-se de um turismo de qualidade, voltado para o mar e para a economia azul, em cidades com vocações semelhantes. Parabenizo a todos pelo interesse e pela consciência de que nossa maior riqueza está nas belezas naturais. O programa Bandeira Azul tem esse papel: despertar o olhar para as belezas naturais”, afirmou o prefeito.

Na abertura do Workshop Nacional da Bandeira Azul, a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, que também preside o Instituto Ambiente em Rede, destacou a riqueza dos debates realizados durante o encontro regional, que ocorreu ao longo do dia.
“Tivemos uma plateia lotada para discutir temas importantes para os gestores municipais. Foi um dia maravilhoso na Praia do Peró, que mora no nosso coração. Nesta sexta-feira (9), o júri nacional do programa apresentará as expectativas para os candidatos à Bandeira Azul na próxima temporada”, afirmou.
Encontro regional
Durante o encontro regional, a veterinária Érica Mateus Toledo, embaixadora do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Costa do Sol, abordou o risco da presença de animais domésticos, como cães e gatos, nas praias. Embora apaixonada por animais, ela alertou que esses animais podem representar riscos à saúde pública e às espécies nativas, além de serem transmissores da toxoplasmose, uma doença contagiosa que pode ser fatal para animais marinhos.
“Os municípios precisam investir em educação ambiental e criar normas para evitar a disseminação dessa doença grave. Amo animais, mas a presença de cães e gatos nas praias pode causar um grande impacto ambiental aos animais nativos. Recentemente, uma moradora de Cabo Frio contraiu larva cutânea ao jogar beach tênis”, relatou.
Efeitos das mudanças climáticas
Além disso, três especialistas discutiram os efeitos das mudanças climáticas no ambiente costeiro. Uma delas, Dionê Marinho Castro, uma das ambientalistas mais respeitadas do Estado do Rio, compartilhou a experiência de Niterói com os jardins filtrantes na região de Piratininga, que culminou na criação do Parque Orla Alfredo Sirkis.
O Workshop Nacional será encerrado neste sábado (10), às 8h, com uma visita técnica à Praia do Peró, seguida de uma trilha no Morro do Vigia, o último evento da programação oficial. Às 12h, representantes dos Amigos do Peró e da Associação Empresarial e Turística do Peró se reunirão no Quiosque Pampo’s para debater diversos assuntos, com foco na questão do saneamento básico e nas melhorias da orla e da Praça do Moinho.