Mais de 200 toneladas de barricadas foram removidas em cinco municípios da Região Metropolitana, na manhã desta segunda-feira (24), no primeiro dia da Operação Barricada Zero. A ação do governo estadual tem como objetivo retirar as estruturas instaladas por organizações criminosas para controlar acessos e restringir a circulação de moradores.
Nesta segunda, a operação mobiliza 220 agentes na Cidade de Deus, Zona Sudoeste do Rio, em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados e São Gonçalo. Além das estruturas removidas, cinco suspeitos foram presos. Agentes ainda encontraram uma estufa de maconha no Jardim Catarina, em São Gonçalo, e drogas enterradas em Queimados.
As informações foram divulgadas durante uma coletiva com o governador Cláudio Castro (PL) e o secretário do Gabinete de Segurança Institucional e coordenador da operação, Edu Guimarães. Também participaram os secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos; da Polícia Militar, Marcelo de Menezes; e de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebe.

Operação contra barricadas será feita todos os dias, afirma o governador
Em sua fala, Castro afirmou que a Operação Barricada Zero será realizada diariamente, em cinco ou seis localidades do estado, e destacou que criminosos que reconstruírem as barricadas vão receber uma “visitinha da Core e do Bope”.
“A semana começa e, com ela, o fim das barricadas no Rio. Não dá mais para ter ruas fechadas e acessos restritos por vagabundos que querem impor um poder paralelo. O desafio é grande. Mapeamos mais de 13 mil obstruções, e estou focado, até o último dia do meu governo, em libertar cada lugar. Pelo estado e pela população de bem”, disse o governador.

As intervenções contam com retroescavadeiras, rompedores, caminhões basculantes, caminhões de concreto, maçaricos, motosserras e equipes técnicas especializadas. A operação é coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional e reúne esforços das polícias Militar e Civil, além de secretarias estaduais e prefeituras.

