A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal apreenderam mais de duas mil garrafas de vidro durante o segundo fim de semana do carnaval de rua do Rio. O material, proibido nos desfiles por representar risco de acidentes, foi recolhido em ações de ordenamento urbano realizadas em diferentes regiões da cidade.
Ao todo, 3.119 objetos não autorizados foram removidos e encaminhados para depósitos municipais. As operações acompanharam cerca de 40 blocos oficiais, incluindo megablocos que desfilaram pelo Circuito Preta Gil, no Centro da cidade. Mais de 600 agentes participaram das ações desde a madrugada.
Segundo a prefeitura, o foco na apreensão de garrafas de vidro tem como objetivo reduzir ferimentos e ocorrências graves durante a folia. Além desse material, os agentes recolheram botijões de gás, churrasqueiras, carrinhos, mesas, cadeiras e outros itens proibidos.
Além das garrafas de vidro, a Seop apreendeu um simulacro de pistola
A Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (Cati) abordou 487 pessoas em situação de rua, com 70 acolhidas. Foram checados os antecedentes de 136 pessoas, sem conduções a delegacias. As equipes apreenderam um simulacro, 39 facas ou objetos perfurocortantes e descartaram mais de 18 toneladas de materiais.
No entorno dos desfiles carnavalescos, a Guarda Municipal e a Seop aplicaram 209 multas por infrações de trânsito, principalmente por estacionamento irregular. Em toda a cidade, 67 veículos foram removidos para depósitos públicos.

