O carnaval acabou, mas 1.398 motoristas levaram uma multa salgada para casa por dirigirem alcoolizados. Eles foram flagrados pela Operação Lei Seca numa das 93 blitzes realizadas entre a sexta-feira (9) e o domingo (18). Ao longo desses dias, 8.304 condutores foram abordados.
De acordo com o balanço da Secretaria de Estado de Governo, a cidade com o maior índice de motoristas dirigindo embriagados foi Búzios, na Região dos Lagos. Só na terça-feira (13), mais de 42% dos condutores parados estavam sob efeito do álcool. Entre os 114, 42 tinham ingerido bebida alcoólica.
Teve até motorista de carro alegórico flagrado embriagado. No sábado, antes do desfile das campeãs, na Marquês de Sapucaí, os fiscais da Lei Seca identificaram que um condutor da Portela havia bebido. Barrado no teste do bafômetro, ele foi substituído.
Nos quatro dias dos desfiles das escolas dos grupos Ouro e Especial, 171 motoristas dos carros alegóricos fizeram o teste e todos foram aprovados.
Os números do carnaval de 2024 mostram uma tímida redução de flagras da Lei Seca na comparação com o ano anterior. A taxa percentual de motoristas pegos alcoolizados este ano foi de 16,83%, contra 17,1% (1643 casos) em 2023.