A massiva votação de Jair Bolsonaro na Baixada Fluminense, que venceu em todos os municípios no segundo turno da eleição presidencial, não se refletiu nas redes sociais durante o primeiro dia de visitas de Luiz Inácio Lula da Silva a cidades da região, nesta terça-feira (06). Em Magé, 93% dos internautas avaliaram positivamente a entrega de apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, enquanto 4% fizeram comentários neutros e apenas 3% se posicionaram de forma negativa.
Em Belford Roxo, onde o presidente participou da cerimônia de lançamento das obras da nova sede do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), anunciou a construção de um hospital oncológico e inaugurou a Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, em homenagem a seu neto que morreu em 2019, a percepção digital também foi favorável a Lula: 67,36% das reações foram positivas, 20,66% negativas e 11,98% neutras.
O recorte do dia de Lula na Baixada Fluminense confronta seu desempenho virtual em todo o país. Nesta terça-feira, o presidente teve 58,32% de manifestações contrárias e 28,52% favoráveis. O MBL foi o grupo que mais contribuiu para isso, mostrando que os bolsonaristas seguem ativos nas redes.
“A esquerda parece que ainda não entendeu como funciona a militância digital. A boa notícia para os petistas é que os grupos ainda não se organizaram nos municípios, o que explica esse bom desempenho regional no presidente”, explica o marqueteiro Michelângelo Moura, CEO da Consultoria Percepção, que se uniu à Rebentoria Comunicação para fazer esta pesquisa.
“Uma análise como essa é importante para entendermos como o comportamento nas redes sociais ainda precisa ser muito estudado e como a percepção do público pode ser influenciada por momentos específicos”, ressalta Sérgio Pugliese, sócio-diretor da Rebentoria.