Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes (PSD), e de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), receberam nesta sexta-feira (24) o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a postulação conjunta das cidades para ser a sede dos Jogos Pan-Americanos e Jogos Parapan-Americanos 2031.
Durante o encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente já assinou a carta de garantias, em nome do governo federal, que será apresentada para a Panam Sports, caso as duas cidades sejam escolhidas para conjuntamente representar o Brasil na eleição.
“O presidente Lula mais uma vez manifesta seu apoio e compreensão desse papel que o Rio tem a cumprir. Ele tem essa percepção do Rio como a capital internacional do Brasil e, com certeza, será o nosso maior cabo eleitoral. Temos 80% das instalações prontas e o restante dos equipamentos serão temporários, o que torna nossa candidatura ainda mais forte”, afirmou Paes.
De acordo com os prefeitos do Rio e de Niterói, na reunião, Lula ressaltou que a infraestrutura já existente e a candidatura conjunta das cidades refletem a tendência atual dos eventos esportivos. Porque os torna mais sustentáveis e permitem um investimento maior no legado esportivo e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“Conversamos muito com o presidente Lula sobre o legado desses Jogos e sobre a força do esporte. Vamos ter um legado esportivo extraordinário e também um legado de infraestrutura com a linha 3 do metrô, que transformará a Região Metropolitana, integrando Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, por um túnel debaixo da Baía de Guanabara”, frisou Rodrigo Neves.
Representante brasileira
A postulação Rio/Niterói foi a única que se apresentou para ser a representante brasileira na disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos 2031. O próximo passo será defender a candidatura no dia 29 perante o colégio eleitoral do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Em uma apresentação de até 30 minutos, Rio/Niterói deve explicar sua proposta para realizar o evento com excelência. E, caso o colégio eleitoral do COB ratifique as pretensões das cidades, caberá à entidade máxima do desporto olímpico nacional oficializar a candidatura brasileira à Panam Sports, responsável pelos Jogos Pan-Americanos.