Com São Paulo fora da disputa, Rio e Niterói têm o caminho aberto para se tornarem as candidatas brasileiras a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. No entanto, ainda há desafios pela frente, pois as duas cidades precisam vencer a concorrência internacional: Assunção, a capital do Paraguai.
Nesta quinta-feira (16), os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT) entregaram oficialmente o dossiê da candidatura conjunta ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta. A decisão final sobre a cidade-sede será tomada em agosto deste ano.
E o cenário ficou ainda melhor, pois, no mesmo dia, São Paulo comunicou sua desistência e manifestou apoio à candidatura de Rio e Niterói. Desde 2023, a capital paulista vinha demonstrando interesse em sediar o Pan 2031, mas, por meio de nota, elogiou a infraestrutura dos dois municípios.
“O objetivo agora é trabalhar conjuntamente para que os Jogos Pan-Americanos venham para o Brasil”, acrescenta o comunicado.
Mas a disputa ainda não acabou. Embora a candidatura tenha grandes chances de ser escolhida como a representante brasileira na disputa, no dia 29 de janeiro, ainda há outro adversário internacional. Até o momento, a capital do Paraguai, Assunção, foi a única cidade a anunciar interesse em sediar o evento.