A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) negou o recurso apresentado por quatro agremiações, horas antes da apuração desta quarta-feira (14), questionando o número de integrantes da comissão de frente da Viradouro, escola campeão do Grupo Especial.
A direção da Grande Rio, da Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor e da Mocidade enviaram à Liesa um documento alegando que a escola de Niterói violou a regras de manter, no máximo, 15 componentes aparentes na comissão de frente.
A Liesa respondeu que “não existiram, de forma aparente ou em cena, mais de 15 componentes durante o desfile” e que “em anos anteriores, outras escolas já utilizaram soluções semelhantes em suas apresentações para “favorecer o brilho e impacto das comissões de frente em prol do espetáculo”.
Mas a Vermelho e Branco de Niterói não perderia o título mesmo se a punição tivesse sido aplicada porque, pelo regulamento, a sanção seria de 0,5 ponto, e a Viradouro venceu por 0,7 ponto de diferença da Imperatriz, a segunda colocada.