A Polícia Civil está mobilizando 1,5 mil agentes para o atendimento ao público durante o show da Lady Gaga, neste sábado (3), na Praia de Copacabana. O reforço nas delegacias começa a partir desta quinta-feira (1º), com a previsão de aumento na quantidade de turistas que estão na cidade.
A Polícia Civil também vai fazer o monitoramento de redes sociais e disponibilizar equipes para pronta resposta, como é o caso do Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que será acionado se houver suspeita de artefatos explosivos.
O reforço no efetivo ocorrerá nas delegacias da Zona Sul, do Centro, Barra da Tijuca, na Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), na Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio (Dairj), na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Nas unidades no entorno do show, haverá agentes bilíngues, preparados para receber turistas, tanto brasileiros como de fora do país.
Reforço se estenderá até horas após o show da Lady Gaga
O período operacional terá início no sábado, às 15h, e será estendido até às 5h de domingo (4). Para reforçar a área do show, além das centrais de flagrantes 12ª DP (Copacabana) e 14ª DP (Leblon), durante este período a 13ª DP (Ipanema) também atuará como central. Na unidade, funcionará o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, com apoio de outros departamentos e peritos criminais exclusivos para região do evento.
Além do incremento no atendimento nas delegacias, haverá uma base temporária da DPCA, na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), em Copacabana, para maior celeridade no atendimento a adolescentes, tanto infratores quanto vítimas.
Agentes da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) vão monitorar as redes sociais para identificar práticas de crimes, previamente coordenados. Agentes das Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) também estarão mobilizados.