A Polícia Militar prendeu, nesta quinta-feira (5) um homem apontado como ladrão de hidrômetros em Niterói, região Metropolitana do Rio. Depois da captura, os agentes do 12º BPM (Niterói) descobriram o ferro-velho que receptava os equipamentos e também prendeu o responsável pelo local.
Após monitoramento do setor de inteligência do batalhão e uma ação integrada com policiais civis da 76ª DP (Niterói), um homem em situação de rua conhecido como “Cabelinho” foi identificado e preso. Ele é suspeito de furtar equipamentos nas ruas do município.
Câmeras de segurança flagraram a ação, que vinha sendo recorrente nas ruas de vários bairros e em períodos distintos. O acusado informou que depois de furtar os equipamentos oferecia em um ferro-velho, na comunidade da Vila Ipiranga. As foram ao local indicado e localizaram o produto do furto.
No momento da prisão, foram apreendidos quatro medidores que tinham sido furtados no bairro do Fonseca, por volta das 5h da madrugada. O acusado foi preso em flagrante e conduzido à 76ª DP. O dono do ferro velho foi autuado por receptação e também permaneceu preso.
Casos em alta
Em outubro, a Águas de Niterói divulgou aumento significativo nos furtos de hidrômetros na cidade. Entre janeiro e setembro deste ano, mais de 700 equipamentos foram furtados, em comparação com cerca de 320 no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 116%.
Os bairros de Santa Rosa, Icaraí, Centro, Fonseca, Barreto e Largo da Batalha concentraram mais de 81% dos casos em 2024. A concessionária encaminhou ofícios aos principais órgãos de segurança, solicitando apoio na fiscalização dos ferros-velhos da cidade, para coibir a receptação do material furtado.
O mês de setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, apresentou um aumento alarmante de 614% nos furtos, com maior incidência nos bairros do Centro, Fonseca e Engenhoca.