A 147ª Zona Eleitoral de Angra dos Reis, Sul Fluminense, mandou, na tarde desta sexta-feira (4), o candidato a prefeito Cláudio Ferreti (MDB) recolher, parar de produzir e de divulgar material de divulgação com a foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão liminar atende a pedido feito pela coligação de Renato Araújo (PL).
O juízo determinou o recolhimento e a suspensão imediata do processo de divulgação e produção dos panfletos sob pena de R$ 10 mil por hora em caso de descumprimento. Além disso, determinou que Ferreti e sua coligação permaneçam como depositários fiéis do material já produzido até nova determinação judicial.
O assunto estourou ainda nas primeiras horas desta tarde. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) informou que acionaria a Polícia Federal para recolher o material de campanha de Ferreti que usava indevidamente a foto de Jair Bolsonaro para sugerir apoio.
Como se sabe, o ex-presidente lançou o empresário Renato Araújo na disputa para suceder Fernando Jordão (PL) na prefeitura. Segundo o advogado eleitoral Tiago Santos, o uso indevido da imagem incorre no crime descrito no artigo 350 do Código Eleitoral, relativo à falsidade documental para fins eleitorais.
Procurado, Cláudio Ferreti ainda não respondeu sobre a produção do material.
Com FABIANA PAIVA