Atendendo ao pedido do Ministério Público, a Justiça determinou, nesta segunda-feira (13), que a casa onde viveu o escritor Machado de Assis, no Centro, passe por reformas. Localizado na Rua dos Andradas, 147, o imóvel funciona, atualmente, como um estacionamento. Na decisão, o proprietário do imóvel e a Prefeitura do Rio ficam responsáveis pelas intervenções na estrutura do prédio.
Com a determinação, a prefeitura e o proprietário devem realizar a restauração da fachada, com a retirada de elementos arquitetônicos originais que estão se soltando e de uma cobertura de fibrocimento que foi instalada nela. A rede elétrica também precisa passar por intervenções. Além disso, também foi determinada a instalação de uma proteção no teto de alvenaria para evitar infiltrações.
Machado de Assis morou no local entre 1869 e 1871
As obras devem começar dentro dos próximos 45 dias, com prazo de 120 dias para conclusão. Caso os prazos não sejam cumpridos, os responsáveis terão de pagar uma multa diária que pode passar de R$ 10 mil.
Machado de Assis morou no local entre 1869 e 1871, logo após o seu casamento com a portuguesa Carolina Augusta Xavier de Novais. Enquanto morava lá, Machado publicou seu primeiro livro de contos, “Contos Fluminenses”, com um texto inédito e trabalhos já publicados no “Jornal das Famílias”.
Procurada, a Procuradoria do Rio disse que já foi notificada da decisão e vai se manifestar nos autos do processo. Na ocasião da denúncia feita pelo MP, a prefeitura informou, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), que a responsabilidade pela manutenção e conservação era do proprietário, que “foi devidamente notificado e autuado ao longo dos anos para cumprir as exigências estabelecidas”.