A audiência pública que discutirá o pacote de reestruturação da Polícia Civil deixou o plenário e as galerias da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) lotados nesta quinta-feira (18). Integrantes da corporação ocuparam todos os espaços da casa para acompanhar o debate, que deve servir como termômetro político para a votação das propostas do governador Cláudio Castro (PL).
A sessão foi convocada por Rodrigo Amorim (União), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e está sendo realizada em conjunto com as comissões de Direitos Humanos, Segurança e Servidores. Ao todo, nove representantes do órgão foram convidados, incluindo a Secretaria Estadual de Polícia Civil (Sepol-RJ).
As propostas já haviam sido debatidas em plenário por mais de duas horas na semana passada e receberam, juntas, quase 500 emendas. Um dos projetos, que trata da reestruturação do quadro permanente da instituição, recebeu 347 emendas, enquanto o outro, um projeto de lei complementar que regulamenta a Lei Orgânica da Polícia Civil, recebeu 146 emendas.
