Uma subestação de energia elétrica em Alcântara, bairro de São Gonçalo, foi atingida por um incêndio durante a madrugada desta quinta-feira (31). O problema deixou moradores do município sem luz e afetou o fornecimento em cidades vizinhas como Niterói, Itaboraí e Maricá.
Ao todo, 140,1 mil imóveis foram afetados, segundo a concessionária Enel, que é responsável pela subestação. A causa para o início das chamas ainda está sendo apurada, mas relatos iniciais indicam que o fogo foi provocado por um problema elétrico que começou após uma pancada de chuva na região.
Fornecimento já foi recuperado para maioria dos clientes atingidos em São Gonçalo e cidades vizinhas
Agentes do Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 3h e o incêndio foi rapidamente controlado. Segundo a Enel, a maior parte dos clientes atingidos já tiveram o fornecimento de energia recuperado.
“Desde o primeiro momento da ocorrência, a distribuidora realizou manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes impactados, enquanto técnicos inspecionaram a subestação para identificar o defeito. Durante a madrugada, o serviço foi restabelecido para 94% dos clientes e, no momento, as equipes atuam nos reparos para normalizar o fornecimento”, informou a concessionária, em comunicado.
Há pouco mais de um ano, no final de 2024, a mesma subestação em São Gonçalo também sofreu um problema súbito de energia, que provocou um apagão no município e nas cidades vizinhas. Na época, a falha veio de um transformador operado remotamente, que apresentou problemas de manutenção e desarmou.
Por conta do problema de energia, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, que atende São Gonçalo e Niterói, chegou a ter sua operação interrompida na ocasião.

