Mais da metade dos candidatos a fazer parte da nova Guarda armada, da Prefeitura do Rio, foi reprovada no Teste de Aptidão Física (TAF). Dos 900 candidatos, divididos em duas turmas, apenas 393 foram considerados aptos.
O “RJ2”, da TV Globo, divulgou a informação. Nesta primeira seleção, estão elegíveis apenas integrantes da Guarda Municipal. Mas, até 2028, a previsão é ter até 4,2 mil agentes nas ruas mesclando os guardas com contratados temporários.
Apesar da grande quantidade de reprovados, o recém-nomeado diretor-geral do grupamento, cujo nome oficial é “Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal”, Brenno Carnevale, disse que o cronograma para início do patrulhamento está mantido.
A ideia é que os primeiros guardas armados estejam nas ruas a partir do começo de 2026.
TAF da Guarda armada
O TAF da Guarda armada foi realizado na Vila Militar, em Deodoro, Zona Oeste do Rio. Homens tiveram de fazer três flexões na barra fixa em até 1 minuto; 36 flexões abdominais em até 1 minuto; e uma corrida de 2,4 km em até 12 minutos.
Já o teste para as mulheres, foi suspensão na barra fixa durante 8 segundos; 26 flexões abdominais em até 1 minuto; e uma corrida de 2 km em até 12 minutos.
A intenção é justamente essa , reprovar o máximo de servidores de carreira para colocar contratados , inclusive esses não poderão usar armas de fogo , porque não tem carreira típica de Estado, muitos guardas ficaram de fora do certame porque o edital não teve o princípio da razoabilidade, assim, colocando só quem estava no excelente comportamento e deixando o servidor que está no BOM de fora . Essa matéria da Globo é muito maldosa, querendo passar uma imagem que a PMERJ é preparada e os GMs não, porém o concurso da PM o limite de idade é 32 anos ,e, os GMs que fizeram o TAF tem média superior a 45 anos fugindo da proporcionalidade. Covardia desse prefeito! Vou além, segundo a lei 13,022 lei específica da Guarda municipal no seu artigo 15° não pode o prefeito nomear pessoas estranhas ao quadro da GMRIO, logo o Delegado de polícia Breno Carnevale está irregular , além disso ele também não faz o TAF que é imoral , um comandante que não tem curso operacional nenhum comandar uma força de elite … segundo informações não é somente ele que irá entrar pela janela , mas já se ventila que alguns comandantes vão entrar para o FMS sem o Teste físico. Covardes !!!! Escárnio.