O deputado estadual Dionísio Lins (Progressista) encaminha, nesta terça-feira (9), ao governador Cláudio Castro, uma indicação legislativa cobrando que grupos de bate-bolas realizem cadastro junto às secretarias de Turismo, como ocorre hoje com os blocos de rua, para que possam usar a fantasia durante o Carnaval ou em qualquer outra apresentação.
O objetivo do deputado é inibir a ocorrência de confrontos e agressões entre grupos organizados, além da ação de criminosos que se utilizam da fantasia para cometer inúmeros delitos. Segundo o deputado, o cadastro permitirá a responsabilização de um representante por qualquer tipo de ação realizada pelo grupo.
O parlamentar também sugere que seja feito um cadastro de todos os integrantes nas delegacias ou batalhões de Polícia Militar de cada bairro com, pelo menos, quinze dias de antecedência de cada evento. O cadastro deverá conter informações como identidade, CPF, endereço residencial e profissional, além de um número telefônico para contato.
“A finalidade não é a de inibir nenhum tipo de manifestação cultural, mas sim a de colaborar com as autoridades. Esses indivíduos muitas vezes marcam verdadeiras batalhas campais através da internet e se utilizam do anonimato atrás dessas fantasias para praticarem atos de violência e crimes, onde por vezes inocentes acabam pagando com a vida. Essa simples medida pode ser de grande valia para todos os cidadãos, depende apenas da boa vontade de nossas autoridades”, disse o deputado.