A necessidade faz o eleitor pular as estratégias de campanha.
Pois uma turma ligada ao PSD criou um grupo de mensagens, com o título “Tamo Junto Dudu”, para propagandear a candidatura à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD). Entre os integrantes, líderes comunitários e pessoas com capacidade de multiplicar os pedidos de votos.
Mas quem é que pode ver um “amplificador” destes e ficar calado?
“BRT Pingo d’Água precisa de uma passarela. E uma academia da 3ª idade”, disse logo um membro da lista.
“A Brisa está abandonada, sem setor da Comlurb. Os deques estão todos quebrados”, seguiu a ladainha.
Tentativa de enquadramento
Um servidor da prefeitura bem que tentou pôr a conversa nos eixos — e tirar da pista segregada do BRT.
“Este grupo não é para solicitação de demandas. Vamos alavancar as publicações e também espalhar pra geral a nossa força no 55 (número do PSD na urna)”, disse o moço.
Bem enquadrados, os membros passaram a elogiar Paes.
“Nosso prefeito Eduardo Paes tem desempenhado um trabalho ímpar na prefeitura, colaborando de forma muito positiva para a nossa querida cidade do Rio de Janeiro”, diz um, para, em seguida, emendar. “Entretanto, tem um ponto que quero expor. Na Zona Norte, em alguns bairros, é impossível transitar pela calçada, pois tem muitos carros sobre a mesma. A Guarda Municipal poderia olhar mais pela Zona Norte”. Até a treta entre médicos e Secretaria de Saúde sobre uma possível estratégia para esvaziar a fila do Sisreg foi parar no grupo que nasceu para encher a bola de Paes.
Não adiantou. O megafone virtual virou a extensão do sistema “1746”. Bem que algum adulador de plantão poderia aproveitar e anotar as sugestões. Quem sabe o prefeito eleito pode querer ouvir a voz do povo?