O Grupo Belmonte se prepara para abrir, na primeira quinzena de dezembro, um novo polo gastronômico no coração da Praça Mauá, no Centro do Rio. O endereço escolhido é o Edifício Touring, um dos ícones arquitetônicos da cidade, vizinho ao Museu do Amanhã e símbolo do estilo art déco carioca.
O novo polo foi Idealizado pelo empresário Antonio Rodrigues, dono do Belmonte, que quer transformar o espaço em um ponto de encontro de gastronomia, cultura e entretenimento. No local, funcionarão quatro casas do grupo: o tradicional Belmonte, o japonês Azumi, o italiano Il Piccolo e o inédito Acervo Gastrobar, pensado para o empreendimento.
Dono do Belmonte quer levar o carioca para se divertir no Centro
Para Antônio Rodrigues, idealizador do projeto e dono do grupo empresarial, o novo polo gastronômico representa o retrato da revitalização que está acontecendo na região central da cidade:
“Eu acho que essa área precisa de coisas boas: gastronomia, diversão e entretenimento. E o intuito é esse, levar o carioca para o Centro da cidade e ter um lugar bacana para ele se divertir, comer bem e ouvir boa música. É o que a gente está tentando levar para essa área”, afirma o empresário. Para ele, “todos os cariocas deveriam se orgulhar do centro da cidade.”
Fernando Blower, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), destaca o potencial do empreendimento para o setor:
“Ficamos muito animados desde o início deste projeto, afinal, a gastronomia é um grande impulsionador econômico da cidade. A região vem recebendo atenção e investimentos nos últimos anos, mas acreditamos que a chegada do polo gastronômico vai acelerar a revitalização local, como vimos acontecer em outros pontos da cidade. E isso é um ganho para os cariocas e para os turistas nacionais e estrangeiros”, observa.
Local também terá casa de eventos de grande porte
Além da proposta de diversidade gastronômica, o local terá uma casa de eventos de grande porte, voltada para música eletrônica e eventos, com DJs nacionais e internacionais. A intenção do Belmonte é que o Touring se torne também uma alternativa para grandes acontecimentos, semelhantes aos realizados no Riocentro, só que, agora, no Centro.
O novo projeto vem na sequência do sucesso da Padaria Ipanema, também do Grupo Belmonte, inaugurada recentemente, na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Joana Angélica, e considerada um dos empreendimentos mais aguardados do ano no circuito gastronômico carioca.
Inaugurado em 1926, o prédio é um marco da arquitetura no estilo art déco e abrigou por décadas o Touring Club do Brasil, instituição responsável por fomentar o turismo nacional no início do século XX. O prédio, que há anos aguardava uma revitalização à altura de sua importância histórica, ganha agora um novo destino, ajudando a reforçar o processo de reocupação e valorização da região portuária.

