O Governo do Estado do Rio e a Prefeitura do Rio decretaram luto oficial de três dias em homenagem à cantora Preta Gil, que morreu neste domingo (20), em decorrência de complicações de um câncer no intestino. Tanto o prefeito Eduardo Paes (PSD) quanto o governador Cláudio Castro (PL) manifestaram pesar pela perda da artista.
Preta Gil, que tinha 50 anos, estava em Nova York, nos Estados Unidos, realizando um tratamento experimental contra a doença, que enfrentava desde janeiro de 2023. Após passar por quimioterapia, radioterapia e cirurgia no Brasil, a cantora deu continuidade ao tratamento nos EUA.
O luto oficial no estado foi decretado em edição extra do Diário Oficial deste domingo (20) e, no município, no Diário Oficial desta segunda-feira (21).


‘Não vamos te esquecer’
Em nota oficial, o prefeito Eduardo Paes destacou a trajetória da cantora e afirmou que raramente conheceu “uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades por onde passasse”.
“Que tristeza ver uma pessoa assim nos deixar! Que Deus possa confortar o coração dos fãs, da enorme legião de amigos dela, dos familiares e, especialmente, deste grande cara, meu amigo Gilberto Gil. Toda força do mundo para vocês. Valeu, Preta Gil. Não vamos te esquecer!”, lamentou Paes.
‘Preta foi um exemplo de força’
O governador Cláudio Castro também publicou uma mensagem em suas redes sociais, ressaltando que o Brasil perdeu “uma das mulheres mais marcantes da nossa música e cultura”.
“[…] Sua voz ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria e representatividade. Mais do que artista, Preta foi um exemplo de força e dignidade. […] Neste momento de dor, me solidarizo com o pai Gilberto Gil, com toda a família, amigos e admiradores”, afirmou Castro.
Família organiza repatriação do corpo da cantora
A família de Preta Gil está organizando a repatriação do corpo da cantora, conforme comunicado feito pelo pai da artista, Gilberto Gil. O cantor pediu compreensão dos amigos, fãs e profissionais da imprensa neste momento difícil que a família está enfrentando.
“Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, finalizou Gilberto Gil.
