O governo do estado pretende iniciar pela Zona Sudoeste o projeto de reocupação de territórios, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da “ADPF das Favelas”. A intenção é começar por Jacarepaguá, mais especificamente, por Rio das Pedras, Muzema e Gardênia. A ideia vai ser discutida com a Prefeitura do Rio e com o governo federal.
No documento, entregue ao Conselho Nacional do Ministério Público, o governo do estado afirma que cumpriu parte das determinações ADPF das Favelas, aprovada em abril, e também indica que pretende começar a reocupação de territórios pela chamada Grande Jacarepaguá, região onde vivem mais de um milhão de pessoas, segundo o IBGE.
Reocupação começa por territórios de baixa complexidade
No diagnóstico feito pelas forças de segurança do estado, são áreas dominadas pelo crime organizado no Rio, classificadas em três níveis de complexidade para o trabalho policial. Os complexos do Alemão e da Penha, por exemplo, estão no nível alto de complexidade. No nível médio estão o complexo da Maré e o de Israel. O cinturão de Jacarepaguá foi classificado como nível de baixa complexidade.
Mais cedo, na Assembleia Legislativa (Alerj), o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, já havia informado que o governo preparava um “plano de reocupação” territorial que atendia a ADPF das Favelas, do STF.


A melhor e única maneira de recuperar é acabando e punindo com todo o peso da lei os corruptos, exatamente aqueles que corroem a corporação por dentro, aqueles que defendem a unhas e dentes a vida errada e o desrespeito, os políticos e outros que se associam ao lado errado para dominar e fazer “política”, caso contrário será só mais um blá blá blá
O povo só quer paz e o direito de ir e vir trabalhar em segurança
Sua fala foi muito bem colocada. Israel, é isso aí mesmo,quer resolver o problema de ordem pública, comece a tirar lixo de dentro da própria casa de nada adianta estudar estratégias se não aniquilar primeiro os corruptos!
Muito bem colocado,sugiro que outro batalhão faça essa missão
Disse tudo,ponto.👏👏👏👏
Será mais uma maneira dos corruptos desviarem grana do povo, pois quem banca essas operações é o povo, os maiorais irão ver a grana diminuír e faram um basta, mandando o governador parar com as investidas nas favelas, é tudo um carnaval que se repete sempre.
Falou tudo
Isso só é o resultado do abandono do Estado naquela região, onde fica a mão de obra para servir os ricos da.Barra e.toda a zona sul do município. Falta lá até o Básico que é: saneamento.
Na verdade o que eles vão fazer é jogar a sujeira pra debaixo do tapete, pois 2026 é ano de eleição. Sou morador de Jacarepaguá a 50 anos.
Como foi muito bem pontuado pelo comentário anterior sobre punir corruptos e quem apoia a criminalidade, acrescento que de nada adianta reocupar essas áreas sem medidas drásticas de mudança no código penal.
Vemos o exemplo de 2010 a 2014 nas missões se pacificação, onde houve a “migração” dos meliantes para territórios , antes neutros (Muitos bairros da baixada fluminense, região dos lagos e etc.) ficaram infestados de criminosos e nunca mais foram os mesmos.
Foi a primeira lembrança que me veio a cabeça lendo essa notícia! Exatamente isso que aconteceu. Infelizmente. Com várias regiões pelo RJ. E como sempre o poder político, fingiu que não viu.
E é o receio quando li, porque vários locais mais tranquilos passaram por guerras de territórios e todos fingiram que não viram isso acontecer (só a população que passa sozinha). Eu por exemplo, moro num bairro que não tinha bandidagem espalhada ou sendo vista, mas na mesma madrugada desses confrontos, teve uma invasão e tiroteios intensos, e as comunidades que eram bem pacíficas no Bairro, viraram um campo de guerra por um bom tempo. E depois desse período, passou a ter tráfico pesado e homens armados sendo vistos a luz do dia pela região. Uma grande trsiteza! O Rio por completo está abandonado ao descaso já faz muito tempo, mas infelizmente, só tem piorado com o tempo. A população vive largada.
Sem dúvida a corrupção e a impunidade estão alimentando as facções de forma absurda. É incrível que nossas polícias entram nas comunidades para evitar guerra entre facções e não para acabar com elas. Difícil acreditar em retomada se nem multas por avanços de sinal de trânsito existem mais é tudo uma bagunça só, muito triste mas está difícil de ver uma luz no fim do túnel com tanta corrupção….
Vão começar por baixo porque se começar por cima começa, morrer vereador , juiz , se for pra acabar tem que começar pelos que fazem promessas e não cumprem, e ainda entra no governo pra roubar o povo já tivemos , exemplos de governo que afundou o estado do Rio como pezao, e Sérgio Cabral, como é que vai acabar se primeiro vai mexer no pequeno olha a vergonha do inss aí os juízes tem aplicar leis mais severas se todo o dinheiro que esses políticos tiram do trabalhador fossem colocados no aumento de salário o Rio ou o Brasil estaria fluindo mas agora vem dizer que vai ocupar , favelas e morros de baixa complexidade , por que não começa no , senado, nas prefeituras , nas câmeras de vereadores, nos juízes, no governo , ou na própria polícia, e porque se mexer sobra pra eles não são todos não estou julgando , e nem acusando , ninguém isso é a verdade porque já tivemos experiências desse tipo de ocupação que não deu certo isso e só pra maquiar que ver quando chegar ano que vem tem aumento de salário, aí não pode dar um aumento de 300.00 ou 400.00 que vai desequilibrar o país aí passa 15 dias o juizado aprova aumento de 5.000.00 pra uns , 3000.00 pra outros e aí não desequilibra né vão enganar outro o povo tem a força mas tem medo
Precisou o STF obrigar o Bolsonarista Castro a trabalhar
O próprio STF que ajudou a criminalidade a aumentar seu poder proibndo ações polícias desde de a pandemia até hoje, ainda tem que o atual governo federal apoia a crime organizado que também dificulta não autorizando as forças armadas no apoio ao combate, você se esqueceu que o Lula faz comício no complexo do alemão com autorização dos traficante e em São Paulo também faz comício em comunidades com autorização dos traficantes.
Concordo perfeitamente, CARA ERA ADVOGADO DE BANDIDO, RECEBIA DE BANDIDO, AGORA DEFENDE BANDIDO, COMO VAI SER EXEMPLO PRA ALGUEM, VAMIS PARA DE SERMOS ALIENADOS E DEIXAR DE LADO ESQUERDA E DIREITA E PENSAR EM NOS MESMOS.
A PM do Rio fez 2.810 operações entre março de 2020 e maio de 2023. Não adiantou nada o STF proibir as ações, elas continuaram acontecendo da mesma forma.
O que o STF está tentando fazer é colocar alguma ordem na zona que é a Polícia do Rio de Janeiro. Uma polícia que atua da mesma forma há 200 anos e nunca trouxe resultado e – pelo que parece – nunca vai ter.
Subir morro não reduz criminalidade, só mata bandido e trabalhador pego no fogo cruzado.
O que reduz criminalidade é inteligência, coisa que o Governo do Rio de Janeiro nunca investiu. E não tô falando só do Cláudio Castro, mas sim de todos anteriores à ele.
Enquanto isso não mudar a situação não melhora
Faço minhas a s palavras, é como sempre falo tem que começar pelos gabinetes, e pelas polícias Militar e Civil, e não se limita na zona Sudoeste e para tem qud ser em todo grande zRoo e baixada fluminense sem protecionismo.
Na verdade esses porcoliticos só vão jogar a sujeira pra debaixo do tapete 2026 é ano de eleição aí os pilantras voltam pra pedir nossos votos, depois volta tudo ao que era antes e enquanto as favelas estiverem ocupadas nós seremos roubados no asfalto…
Se não for assim, não vão recuperar coisa nenhuma.
Mas não tem bobo nessa história — eles sabem disso.
Na verdade o que eles vão fazer é jogar a sujeira pra debaixo do tapete, pois 2026 é ano de eleição. Sou morador de Jacarepaguá a 50 anos
Mano o Dino veio em uma comunidade dominadas pro traficantes na Cala e nada aconteceu, o lalau veio pedir voto no complexo e desapareceu depois das eleições, pediram apoio às forças armadas e novamente o lalau disse que o exército não atuaria por aqui.
O Castro pode não ser um cara bom, mas pelo menos trouxe concurso policiais…
O lalau e o STF nao fizeram nada para nos ajudar, estamos morrendo por aqui e o sangue está nas mãos deles.
O tio do nikolas foi pego com avião cheio de drogas.
Muitos aqui apoiam e votam nele.
Então são coniventes com família de traficantes.
Temos que começar a saber votar
Pra você ver.
Um incompetente
Os prefeitos tinham que serem responsabilizados por permitirem a favelização de áreas, construções em beira de Rios, encostas, calçadas, etc.
Depois que cresce, “já era”.
Legal o estado vai fazer um mutirão pra recuperar as favelas para os melícia essas PM e uma merda msm
É impossível controlar o crime organizado, trata-se de um fato social. Tudo isso é balela e o STF ( só tem falso) não está ligando para isso estão preocupados com o caviar.
Jacarepagua já foi o melhor lugar para si morar ,agora acabou com tantas guerras entre eles . Só esperamos que dessa vez dá certo essa operação
Acredito que só vai funcionar se a limpeza começar pela casa ,o que vai ser difícil.
Tenho muita esperança que dê certo, mas pouca expectativa. É necessário muita vontade de enfrentar um sistema que cresceu com a permissão que o poder público deixou durante pelo menos quatro décadas.
O que tem que ser feito é um projeto de desfavelizaçao do estado, desmantelamentos das favelas e reinclusao desse pesssoal em conjuntos habitacionais, vc acaba com o Trafico, com a Milicia , com a corrupção policial tudo com uma unica ação, redução da violência como um todo, melhora no ambiente econômico enfim, o retorno a um estado normal. O problema é que esse pessoal se acostumou a viver de forma parasita consumindo os espolios do crime, não paga água, luz, internet, não quer pagar transporte, a grande maioria encostados em bolsa familia e outros, não querem estudar, e uma parcela vive de venda de produtos roubados etc….
Bom dia!
Contudo, o Rio de Janeiro (todo o Estado Fluminense, e não só a capital carioca) continua lindo!
Mar, Montanhas, Baixada, Vales, Porciúncula, Varre-Sai…
As crises e o caos da região metropolitana não cancelam a beleza fluminense e não apagam o valor da gente carioca-fluminense.
“Rio de Janeiro purgatório da beleza e do caos”.
“O resto é mar e tudo que não sei contar”.
Abraço e beijos!
Marco Paulo Valeriano de Brito
Toda véspera de eleição é a mesma coisa…
A Favelopole do Rio de Janeiro NUNCA! será uma cidade civilizada.
Ahãn.
Acho engraçado essa palhaçada de comentar o Bolsonarista Castro, argumento de míope, a segurança pública e dever de todos, mas oque adianta prender e rapidinho soltar , para o trabalho policial realmente começar a funcionar, precisa acabar com essa progressão de pena que faz o vagabundo zombar da justiça, se o miserável tomar 5 anos tem que cumprir tudo, sou contra a pena de morte ou perpétua, mas plenamente a favor do cumprimento pleno da pena, não tenho culpa se o lindinho que escolheu o crime tomar 70 anos cada leva oque comprou, tem nada de Castro, de bolsonaro de Lula, é congresso nacional, que tem que resolver, aí temos de ver na TV o safado com 20 anotações ser preso por homicídio, a culpa não é dele é do sistema que solta ele, o negócio é complexo mas se começar por aí já temos algo para mudar!
Não adianta invadir sem investir em educação ampla, na economia local, cultura e doutrina. É preciso investir em arquitetura e urbanismo nesses locais, pois nem humanos, nem animais vivem a paz em espaços confinados e insalubres.
Só uma pergunta!!!
Se aparece muitos ratos em seu quintal o que vc faz???
Coloca veneno???
Mata eles???
Se possível e estiver ao seu alcance vc extermina???
Pq se vc deixá-los livres se reproduzem!!!
Procriam!!!
E depois eles se alastram!!!
Se espalham p procriarem em outras regiões,certo!!!
Melhor comentário do Sr Ismael de Farias,se seguir o que foi descrito acima, Deus seja louvado.
Sinceramente não concordo com a tomada de território, porque o estado ja perdeu para os criminosos, o poder público nao tem pessoal suficiente para tomar conta de nenhuma comunidade do Rio, e sempre a mesma história, eles entram, fazem um monte de coisas para a populacao e depois vao embora, e ai volta tudo novamente. A policia era para entrar e ficar nas comunidades, estabelecer bases em cada comunidade, mas nao tem homens ( policiais para tudo isso ) sem contar o gasto que iria gerar para o estado . Se nao for desse jeito, de estabelecer bases em cada comunidade nao vai adiantar querer retomar territorio.
É só seguir o caminho do dinheiro que asfixia o crime, os barões estão em suas mansões comandando e lavando a grana.