Está aberta a temporada de “caça aos “gatos” na Região Central do Rio. A Light realizou, nesta terça-feira (22), uma série de operações integradas com a Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) no bairro da Lapa para combater o furto de energia.
Durante as ações, que começaram à tarde e se estenderam pela madrugada, foram identificados três estabelecimentos conectados de forma irregular à rede elétrica da empresa: um bar, um depósito de bebidas e uma boate. Uma pessoa foi presa em flagrante e outras duas conduzidas à delegacia.
As operações tiveram como foco coibir os “gatos” de energia em estabelecimentos comerciais que operam de maneira clandestina, colocando em risco a segurança da população e comprometendo a qualidade do fornecimento.
O prejuízo total estimado pela Light devido ao furto de energia nos três locais é de aproximadamente R$ 180 mil reais em contas de energia não pagas.
Mais de mil ‘gatos’ só neste ano
Nos primeiros cinco meses de 2025, a empresa regularizou 1.043 ligações clandestinas e normalizou cerca de 53 mil instalações irregulares em residências e comércios. No período, foram realizadas 60 mil inspeções, resultando na emissão de 23 mil notificações.
Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, a cada 100 clientes regulares, 35 furtam energia elétrica.