Após ter prejuízo de R$ 1 milhão no ano passado por conta de furto de cabos da rede elétrica, a Prefeitura de Maricá iniciou uma operação, em parceria com a Polícia Civil, para combater a prática. Nesta terça-feira (20), agentes encontraram material do patrimônio público em dois ferros-velhos em Inoã. Os dois estabelecimentos foram fechados e o responsável por um dos espaços foi autuado.
Segundo a prefeitura, os espaços revendiam material furtado das redes da Cedae e da Enel em Maricá. Cabos usados na rede elétrica, refletores, luminárias de alumínio, carcaças de reator, quadros de energia e postes antigos foram encontrados no local. A energia usada em um dos estabelecimentos também era furtada.
Maricá teve 20 mil metros de cabos furtados em 2025
A Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública confirmou que o material encontrado nos ferros-velhos corresponde ao que é utilizado na rede elétrica da cidade. Segundo estimativa da pasta, 20 mil metros de cabos foram roubados ao longo de 2025 em Maricá. Araçatiba, Bambuí, Boqueirão, Itaipuaçu e Inoã foram as regiões mais afetadas pelos episódios de furto. As operações para combater a prática continuam nos próximos dias.

