Na noite de sexta-feira (5), bares e restaurantes de Botafogo receberam uma ação de fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio). Durante a vistoria, os agentes identificaram várias falhas nas condições sanitárias de dois bares e um restaurante japonês no bairro da Zona Sul do Rio.
Os locais interditados pelos agentes foram o “Epifania Japa e Bar”; “Boteco Bom de Copo”; e “Rosa de Ouro Restaurante, Bar e Pizzaria”. Os fiscais encontraram baratas e fezes de roedores em cozinhas, áreas de preparo e estoques. Os três empreendimentos vão precisar realizar adequações de estrutura e providenciar ajustes sanitários para que possam reabrir.
A fiscalização começou por volta das 18h, antes do horário de maior movimento dos estabelecimentos no fim de semana, e aconteceu nas Ruas Voluntários da Pátria e Nelson Mandela. Aproximadamente 430 kg de alimentos impróprios para o consumo humano acabaram inutilizados. Eles estavam mal acondicionados e alterados em suas características sensoriais.
Onze estabelecimentos foram fiscalizados e 10 multas de aproximadamente R$ 4 mil (cada) aplicadas por desobediência a Edital de Interdição, falta de higiene nas instalações e na manipulação, alimentos impróprios, além de infestação por insetos e roedores
Ação da Prefeitura também fiscalizou ocupação das calçadas em Botafogo
A região localizada nas proximidades da estação do metrô de Botafogo é uma das mais movimentadas do bairro e atrai um grande público para os bares e restaurantes no fim de semana. Além de fiscalizar as condições de armazenamento e conservação de alimentos e higiene, a ação verificou a ocupação das calçadas na região.
Bares e restaurantes podem utilizar o passeio em frente ao seu imóvel, porém, devem manter liberada uma área de 1,5m para a circulação de pedestres. Os fiscais orientaram diversos estabelecimentos para que recolhessem mobiliários posicionados incorretamente.
.

