Um fiscal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi preso, na manhã desta sexta-feira (18), por participação em um esquema de corrupção que movimentou R$ 380 mil. Policiais federais capturaram o alvo na sede da ANTT, no bairro da Glória, Zona Sul do Rio.
Esta é a segunda fase da operação The Inspector, com o objetivo de combater crimes de corrupção e abuso de autoridade na agência. O preso é suspeito de cobrar propina para liberar veículos de transporte de cargas e passageiros.
Policiais da Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda cumprem mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e da prisão preventiva do fiscal. As ações ocorrem, além da Glória, em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade.
As investigações foram iniciadas em 2020 após denúncias da própria ANTT sobre irregularidades cometidas entre 2011 e 2020, em grande parte no município de Resende, por parte do servidor da agência.
O inquérito também revelou a participação da esposa do fiscal no esquema criminoso, com movimentações financeiras entre os envolvidos em cerca de R$ 387 mil. Os investigados foram indiciados pelos crimes de concussão e corrupção passiva, cujas penas podem chegar a 24 anos de prisão.