No momento em que o prefeito Eduardo Paes (PSD) mais precisa, um gesto de alívio foi garantido. O PDT do ministro da Previdência Social Carlos Lupi e da deputada estadual Martha Rocha vai declarar apoio à reeleição.
Paes perdeu, na última terça-feira (27), o Republicanos — que deixou o governo municipal, revoltado com a exoneração do deputado Ricardo Abrão da Secretaria de Ação Social. Não era de bom tom ver pular do barco mais algum partido nesta hora.
No começo, a aliança com o PDT parecia garantida — afinal, Paes foi o mais entusiasmado cabo eleitoral do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves em 2022. Seria natural esperar a retribuição.
Mas, recentemente, Lupi decidiu condicionar a adesão do partido fundado por Leonel Brizola à vaga de vice na chapa do alcaide. As conversas desandaram e o ministro até ameçou lançar a candidatura de Martha em oposição a Paes. Em retaliação, o PSD estudou pôr Felipe Peixoto ou Bruno Lessa como candidatos em Niterói — contra Neves.
Por fim, ninguém seguiu com o projeto, e o povo se reconciliou. O anúncio oficial da aliança será feito nos próximos dias.