Um ferro-velho irregular que funcionava sem registro junto ao Detran, às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi interditado nesta quarta-feira (23), por agentes da Operação Desmonte, força-tarefa coordenada pelo Detran para fiscalizar o comércio irregular de sucatas e peças automotivas. Todo o material foi recolhido e encaminhado para empresas de reciclagem.
Integram a Operação Desmonte agentes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente e Secretaria Estadual de Fazenda. Essa é a 58ª operação desde a criação da força-tarefa. Até o momento 122 ferros-velhos foram interditados.
O ferro-velho, além de não possuir cadastro junto ao departamento para funcionar vendendo peças automotivas usadas, não tinha notas fiscais do que era comercializado. As sucatas e peças estavam jogadas ao chão, derramando óleo motor e resíduos tóxicos, o que caracterizou potencial risco ambiental. No terreno baldio, que mais parecia um cemitério de sucatas, sequer havia dependências para que funcionários pudessem trabalhar de forma adequada.
O presidente do Detran, Vinicius Farah, ressaltou a importância de fiscalizar para que comerciantes trabalhem dentro da legalidade.
“As ações visam esclarecer os proprietários da necessidade de trabalhar dentro da lei e, consequentemente, oferecer mais segurança aos cidadãos”, disse.