Na noite dessa sexta-feira (22), na Cidade do Samba, a Riotur promoveu a final do concurso da corte real do carnaval carioca. Além do Rei Momo, esta é a primeira vez em que a família imperial da folia terá sete integrantes, incluindo musos LGBTQIA+ e Cidadão Não Binário. Refletindo, assim, toda a diversidade do carnaval carioca.
A premiação foi apresentada pelo carnavalesco e pesquisador Milton Cunha. O resultado teve como base o somatório das notas do júri (1 a 5) com voto popular, promovido pelo G1. A premiação para os vencedores varia de R$ 32,5 mil a R$ 45,5 mil.
O júri contou com 20 profissionais de diversas áreas da cultura e do entretenimento, mas que de alguma forma têm relação com o carnaval. Os jurados avaliaram pontos como sociabilidade e facilidade de expressão; simpatia e espírito carnavalesco; harmonia de linhas físicas e domínio da arte de sambar. Conheça os eleitos:
- Rei Momo: Kaio Mackenzie, 28 anos, comerciante. É Mangueira e Botafogo.
- Rainha: Thuane Werneck, 27 anos, técnica de enfermagem. É Vila Isabel e Flamengo.
- 1ª Princesa: Rhuanda Monteiro, 27 anos, professora infantil e enfermeira. É Mangueira e Botafogo.
- 2ª Princesa: Jéssica Almeida, 33 anos, advogada. É Força Jovem Vasco e Vasco.
- Vice-Rei (não compõe a Corte, mas é auxiliar em caso de ausência do titular): Davi Okwuchukwu, 24 anos, modelo e ator. É Mangueira e Flamengo.
- Muso: Luis Otavio Antonio dos Santos, 25 anos, cabeleireiro. É Salgueiro e Flamengo.
- Musa: Bianca de Oliveira Mourão Ermida, 29 anos, secretária. É Beija-Flor e Fluminense.
- Cidadão Não Binário: Lucas Antonio Valentim da Silva, 29 anos, enfermeiro. É Mangueira.