Começou durante a madrugada, por volta das 2h, desta terça-feira (25), a manutenção anual do Sistema Guandu, que abastece municípios da Região Metropolitana do Rio. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae) informou que a previsão é de que o serviço na estação aconteça até às 20h. A operação seja retomada aos poucos nas horas seguintes.
Às 2h de quarta (26), a capacidade de produção já estará em 100% — os imóveis atendidos pelo sistema devem voltar a ter água nas torneiras ao longo da madrugada. São afetados os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.
A intervenção suspendeu a operação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e na Elevatória do Lameirão. Mais de 500 agentes atuam na manutenção, que prevê serviços como instalação de novos equipamentos, ajustes eletromecânicos, inspeções de segurança, troca de peças e limpeza de estruturas.
O objetivo da ação, segundo a Cedae, é realizar correções preventivas para evitar falhas e problemas de abastecimento ao longo do próximo ano.
Com manutenção do Guandu, Cedae recomenda economia de água
Durante as horas de manutenção no Guandu nesta terça (25), a recomendação da Cedae é que moradores das regiões afetadas economizem e evitem atividades que exijam consumo de água. Apesar da previsão de retomada nas horas após o fim do serviço, o abastecimento pode demorar a ser plenamente normalizado em algumas regiões, sobretudo em imóveis localizados em locais mais elevados.

