O “Fala Tu Lab” vai selecionar quatro projetos de curtas documentais oferecendo um programa de formação e apoio financeiro de R$ 14 mil para produção das obras. A iniciativa, realizada pela Matizar Filmes em comemoração aos seus 20 anos, busca ser um núcleo de experimentos e aprendizado, promovendo trocas e escutas cinematográficas plurais, diversas e inventivas.
A expansão do “fazer cinema”, com novas mídias e formas de narrativas audiovisuais, também ampliou a capacidade do mercado de absorver profissionais e conteúdo de qualidade. É nesse cenário que surge o “Fala Tu Lab”, uma correalização da Matizar Filmes com a Baluarte Cultura. A Iniciativa também conta com o apoio da Paradiso Multiplica, Festival do Rio, Canal Curta e Solar dos Abacaxis.
O programa vai apoiar quatro projetos documentais, cada um com um subsídio de R$ 14 mil, e a participação em um curso de formação com grandes nomes do cinema nacional. A ideia é estimular estudantes cotistas de universidades públicas e bolsistas do Prouni de universidades privadas da Região Metropolitana do Rio a criar documentais autorais.
O foco está nas obras de narrativas não convencionais — como filmes experimentais, interativos, performativos e poéticos. Serão selecionados até 12 projetos para apresentação ao grupo de jurados e, em dezembro, anunciados os quatro finalistas. Todos os detalhes poderão ser acompanhados nas redes sociais da Matizar Filmes e da Baluarte Cultura.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 14 de novembro, na página do Fala Tu Lab dentro do site da Matizar. Os curtas-metragens finalizados terão estreia em uma sessão especial em sala de cinema, celebrando o talento e as histórias desses novos cineastas.