O Espaço Cultural Correios, no Centro de Niterói, recebe a exposição “Força e Luz” até o próximo sábado (11). Com obras do artista visual Gabriel Gariba, a mostra traz uma reflexão do cotidiano daqueles que sobrevivem nos centros urbanos.
Inspirado pela realidade que nos cerca – vendedores ambulantes, trabalhadores informais, pedintes e pessoas em situação de rua – o ensaio visual busca expressar um olhar poético e crítico sobre a exploração humana e a precarização do trabalho.
Nessa exposição o artista busca subverter alguns valores simbólicos, refletindo sobre a indústria de consumo, os papéis sociais que ocupamos e o desgaste do valor humano no processo de acúmulo de capital.
Este ensaio visa também lançar luz sobre o que é corriqueiro e passa despercebido, como concreto, tampas de bueiros, embalagens de doces, bilhetes de loteria e santinhos. “Força e Luz” imagina ainda os caminhos visuais que surgem da esperança amparada pela fé e o sincretismo religioso presente na cultura popular.
A exposição, construída por colagens, esculturas, gravuras, fotografias, poemas visuais e outros objetos, propõe uma reflexão sobre os nossos privilégios, crenças e preconceitos. Um convite a ver a dignidade e resiliência de todos que enfrentam as adversidades da vida urbana – em busca de uma vida melhor.