Menos de 20 dias depois de exonerado pelo governador Cláudio Castro (PL), o ex-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) Leonardo de Lima Matias está novamente nos quadros do governo do estado. Desta vez, como assessor da Secretaria estadual de Transportes. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (13).

Em depoimento prestado à CPI dos Serviços Delegados da Assembleia Legislativa, em maio do ano passado, Leonardo declarou que estava no cargo “por indicação da família Reis, mais precisamente, do deputado Rosenverg Reis”.
No último dia 3 de julho, o mais notório integrante da família Reis, o agora ex-secretário estadual de Transportes Washington Reis, foi demitido pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União). Bacellar ocupava o cargo de governador em exercício, enquanto Castro viajava ao exterior. Quando voltou, embora irritado com a decisão tomada em sua ausência, o governador manteve a exoneração.
No dia 23, Castro demitiu o presidente do Detro que agora foi renomeado com assessor.
Ex-presidente do Detro, agora assessor, está na mira da tropa de choque da Alerj
Na última sessão do primeiro semestre legislativo, foi aprovada a convocação de Leonardo, assim como a de Washington Reis, para depor na CPI da Transparência. A data das oitivas deve ser decidida ainda esta semana.
Leonardo e Washington estão na mira dos deputados Rodrigo Amorim (União), Filippe Poubel (PL) e Alan Lopes (PL), que formam a tropa de choque de Bacellar na Assembleia.