Voltado ao ensino de animação, trabalhando com perspectivas de áreas como Design e Audiovisual, o Estúdio Escola de Animação, no Centro do Rio, abre vagas para sua próxima turma de aulas gratuitas. As inscrições para a 12ª edição vão até 14 de abril. O curso tem duração de seis meses, e os estudantes têm direito a auxílio transporte e lanche.
A iniciativa atende a jovens entre 16 e 24 anos, moradores da capital ou da Baixada Fluminense, estudante de instituições públicas e com renda familiar até três salários mínimos. Para se inscrever para uma das 45 vagas basta acessar o site do Estúdio Escola, também sem pagamento: https://estudioescola.com.br/regulamento-eea-2024/
Milena Batalha, moradora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, começou a desenhar os traços de seu caminho na tela de seu computador e, posteriormente, no Estúdio Escola de Animação, onde foi aluna em 2020. Hoje trabalha no Copa Studio, espaço responsável por sucessos como o desenho animado “Irmão do Jorel”.
Quando ingressou no curso, ela cursava faculdade de Design, voltada principalmente ao 3D, mas era o 2D que a fascinava: “Não tinha perspectivas de trabalhar com animação, porque me faltava a prática, não conhecia ninguém. Era algo impossível, já que nem portfólio eu sabia montar… Consegui entrar no Copa
cinco meses depois de concluir o curso. Abriram uma vaga de estágio, mas meu teste foi tão bom que fui contratada como júnior. Hoje sou assistente de supervisão de rigging”.
Iásio Neris, de 27 anos, morador da Ilha do Governador conheceu o Estúdio durante o ensino médio. Ele sempre gostou de desenhar, mas trabalhar na área parecia pouco provável. Após quase dez anos de carreira no ramo, ele se orgulha das portas abertas pelo estúdio, como o trabalho no estúdio WildBrain, do Canadá. Iásio já participou de produções como “Irmão do Jorel”, “Tromba Trem, O Filme”, “Giga Blaster”, “Tuiga”, “Jhonny Test” e “The Snoopy Show”.
O diretor criativo do Estúdio Escola de Animação e do Copa Studio, Zé Brandão, é uma das maiores referências em animação no país. Ele afirma que o Brasil ainda guarda muitos artistas que precisam ser revelados: “O segmento de animação tem crescido muito no Brasil. E isso é fruto do investimento
em novos talentos. Um curso como o Estúdio Escola de Animação fomenta o surgimento desse tipo de profissional e sua inserção no mercado de trabalho”, conclui.