Durante as celebrações do Dia Mundial da Capoeira, nesta sexta-feira (5), o Estado lançou o edital “Iê Meu Mestre”, a primeira chamada pública voltada especificamente para o segmento na história do estado do Rio. São cem vagas com premiação total de R$ 1,5 milhão.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa destacou que as inscrições abrem na próxima segunda-feira (8), às 18h, na plataforma Desenvolve Cultura. O edital é voltado apenas a Mestres e Mestras de Capoeira, com idade igual ou superior a 50 anos completos na data de inscrição da proposta, e vai garantir premiações de R$ 15 mil.
O planejamento de políticas públicas para o segmento foi possível a partir do Cadastro Fluminense da Capoeira, realizado neste ano pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), com o objetivo de mapear informações sobre a prática da capoeira e o ofício dos Mestres e Mestras no estado.
No ato da inscrição, serão aceitas propostas voltadas para o desenvolvimento de ações que promovam a manutenção, a produção artística, a difusão de conhecimento e a salvaguarda do patrimônio cultural, com atuação comprovada no Estado do Rio de Janeiro e cadastrada pelo Inepac como Mestre ou Mestra de Capoeira.
O formato pode ser em roda de conversa, roda de capoeira, encontro de grupos, oficinas de capoeira e oficinas de instrumentos ou musicalidade ligados ao segmento.