Dias após o governador Cláudio Castro apelar pela integração entre a união, estado e prefeituras, as forças de segurança estaduais vão contar com apoio tecnológico e de inteligência do Governo Federal para combater a entrada de armas ilegais e recuperar territórios dominados por facções criminosas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, e o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, em coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
“A ideia é que nós vamos ter um grupo de trabalho aqui, já em poucos dias, unindo todas as forças de segurança, com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para que se faça um diagnóstico mais específico”, afirmou Sarrubo.
O objetivo do Ministério da Justiça é trabalhar de maneira integrada com o Rio para apresentar resultados de curto, médio e longo prazo na segurança.
Garantia da lei e da ordem para o G20
Com a proximidade da realização da Cúpula do G20, há previsão de que o Governo Federal publique uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) para a organização do esquema de segurança para o evento que reunirá as principais economias do mundo no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro.
“A GLO já é uma regra nesses grandes eventos. O país que é anfitrião de um evento tem a responsabilidade de garantir a segurança de todos aqueles que vêm ao seu Estado, ao seu país ou à sua cidade. Então, isso já é previsível, inclusive a decisão de ser um ato do governo federal”, pontou o secretário Victor dos Santos.