O governo estadual anunciou a compra de 4 mil capacetes balísticos para a PM, no valor total de R$ 10 milhões. Segundo a Secretaria estadual de Polícia Militar, os equipamentos estão entre os mais modernos dessa linha de proteção individual existentes no mercado, feito de aramida, uma fibra sintética de alta resistência, rigidez e estabilidade térmica.
Conforme regulamentação interna, o uso de capacetes balísticos é obrigatório entre os policiais militares que atuam nas missões de maior risco. O novo equipamento, portanto, passa obrigatoriamente a fazer parte da indumentária desses policiais.
Após a primeira remessa de capacetes balísticos, em 2023, os treinamentos ministrados na área do Comando de Operações Especiais (COE) são realizados com esse novo equipamento para que toda a tropa aprenda a atuar com mais esse acessório e assimile a importância de sua utilização.
Os capacetes protegem os policiais contra projéteis de armas de fogo, estilhaços e explosões, além de aliviar impactos diretos. Para proporcionar mais conforto e segurança, possuem regulagem de circunferência de crânio e de queixo.