O espetáculo inspirado no clássico “As Veias Abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano, estreia no Rio nesta semana. “Veias Abertas 60 30 15”, idealizado pela Aquela Cia, entra em cartaz no Sesc Copacabana. A curta temporada começa nesta quinta-feira (17) e vai até o dia 10 de agosto.
Apesar de inspirado na obra do escritor uruguaio — que já foi proibida no Brasil e denuncia a dependência econômica e a exploração do continente — o espetáculo é uma releitura livre do livro.
“A obra de Galeano aborda ciclos de exploração como o ouro, a prata, o café, o algodão e o açúcar. O foco central da narrativa da peça é a banana, que deu origem à expressão ‘República das Bananas’, apelido dado aos países latino-americanos, e o massacre dos trabalhadores da United Fruit, na Colômbia, em 1928”, explicou Marco André, diretor do espetáculo.
A peça narra a história de um casal — um militar e um funcionário da United Fruit — que se conhece em aulas de dança e decide se casar. O casamento coincide com o Massacre das Bananeiras, quando o Exército reprimiu uma greve, matando mais de 2 mil trabalhadores. A trama se desenrola em 80 quadros curtos, que variam entre 15 e 60 segundos. Máscaras tradicionais, figurinos típicos e músicas populares da América Latina compõem a encenação.