A concessionária Enel flagrou, na última semana, 232 furtos e fraudes de energia em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. Segundo levantamento da empresa, 12% dos casos foram em estabelecimentos comerciais.
Na última quinta-feira (13), durante uma operação em parceria com a Polícia Civil, técnicos encontraram ligações diretas em uma lanchonete. A proprietária do imóvel acabou sendo conduzida por policiais até à Delegacia de Polícia pois o responsável pelo estabelecimento deixou o local ao perceber a chegada da equipe de inspeção.
O outro caso ocorreu na sexta (14) em uma unidade consumidora onde técnicos encontraram 36 lâmpadas de 200 W atendidas por ligações irregulares também feitas diretamente da rede da Enel. Furto energia é crime, prejudica a qualidade do serviço e aumenta em cerca de 5% o valor das contas de energia.
Rio no topo do ranking
O Rio de Janeiro liderou o ranking nacional de furto de energia em 2023. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), foram 11,27 milhões de MWH — 61% a mais do que os 6,98 milhões de MWH furtados em São Paulo, o segundo estado da lista.
O levantamento mostrou ainda que o volume de energia furtada em todo o Brasil no ano passado foi o maior registrado desde 2008 e daria para abastecer 13 estados e o Distrito Federal. No Rio, o volume furtado no ano passado equivale a 11% da energia gerada na Usina de Itaipu, a maior do país.