Dois homens foram presos em flagrante, neste domingo (23), acusados de aplicar golpes em agências bancárias da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Segundo as investigações, a dupla utilizava o golpe conhecido como “cartão retido”, no qual um dispositivo fraudulento era instalado nos caixas eletrônicos para enganar os clientes. As informações são do G1.
A prisão aconteceu após investigações conduzidas pela 37ª DP (Ilha do Governador). Os criminosos são acusados de estelionato e associação criminosa.
O golpe foi descoberto após monitoramento das equipes policiais, que acompanharam a ação dos suspeitos em duas agências bancárias: uma localizada no Cacuia e outra na Portuguesa, ambas na Ilha do Governador.
Nos terminais da agência do Cacuia, os criminosos manipulavam os caixas eletrônicos, fazendo parecer que outros terminais estavam danificados. Isso obrigava os clientes a utilizarem o caixa adulterado, onde seus cartões eram retidos.
Após aplicarem o golpe na agência do Cacuia, a dupla se dirigiu até a agência da Portuguesa, onde foi surpreendida pelos policiais enquanto tentava deixar o local. Eles foram presos e levados para a 37ª DP.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos instalavam dispositivos fraudulentos nos terminais eletrônicos para reter os cartões das vítimas. Durante a ação, observavam as dificuldades dos clientes e se aproximavam oferecendo “ajuda”, entregando seus próprios celulares e se passando por atendentes da central de atendimento do banco.
As vítimas, acreditando que estavam em contato com a agência, forneciam dados pessoais, a senha do cartão e deixavam o cartão na máquina. Após saírem da agência, os criminosos recuperavam os cartões e, com as senhas em mãos, realizavam saques e outras transações.