A BBC, agência de notícias do governo britânico, divulgou um levantamento apontando ser “altamente improvável” que mais de dois milhões de pessoas tenham assistido ao show da Lady Gaga ao vivo na praia de Copacabana. A publicação foi feita no último fim de semana.
O evento aconteceu em maio deste ano e, segundo a Prefeitura do Rio, atraiu 2,1 milhões para a apresentação — público que, inclusive, entrou para o Guinness Book como o maior da história para uma artista feminina.

No entanto, a análise publicada pelo BBC Verify, braço de checagem da emissora, apontou que não foi bem assim — já que seria difícil caber tanta gente ao mesmo tempo na orla. O levantamento contou com a consultoria de um especialista em densidade populacional.
Segundo a BBC, para comportar 2,1 milhões de pessoas, seria necessário considerar não apenas a faixa de areia, mas toda a extensão da praia, o que inclui espaços onde não havia visibilidade ou infraestrutura para o show.
“Apesar das descobertas da BBC, os oficiais da cidade mantiveram suas alegações. No entanto, eles não explicaram como seus dados foram medidos”, diz o texto.
O TEMPO REAL também procurou a Prefeitura do Rio para comentar o levantamento, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.