Celebrando 10 anos de fundação neste ano de 2025, a ONG Abraço Cultural é uma instituição pioneira na formação de pessoas refugiadas, realização de cursos de idiomas ministrados por professores refugiados, oficinas culturais em escolas e empresas e eventos multiculturais. Com atuação presencial e on-line no Rio de Janeiro e em São Paulo, a instituição cria caminhos de inclusão social, cultural e econômica, já tendo impactado mais de 15 mil estudantes ao longo desses anos.
“Em julho de 2015, a Abraço Cultural iniciou a primeira turma de cursos de idiomas com professores refugiados, na cidade de São Paulo. Neste ano, celebramos uma década desse marco pioneiro e do impacto social gerado desde então com ações voltadas para pessoas em situação de refúgio ou em processos migratórios vulneráveis no Brasil. A relevância do nosso trabalho está na convicção de que todas as pessoas têm o direito de viver com dignidade e fazerem parte de uma sociedade mais justa, plural e acolhedora.”, reforça a diretora Roberta de Sousa.
A ONG oferece cursos de francês, inglês, espanhol e árabe como base em uma abordagem intercultural e decolonial que valoriza saberes do Sul global, ampliando as perspectivas de quem aprende e de quem ensina. De acordo com dados da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), até o final de 2024, 123,2 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a se deslocar devido a perseguições, conflitos, violência, violações de direitos humanos e eventos que perturbaram seriamente a ordem pública.