Por consequência das chuvas em Petrópolis, na Região Serrana, um deslizamento de terra atingiu o Cemitério Municipal da cidade, localizado na região central. Imagens que circulam em redes sociais mostram a destruição de túmulos e gavetas, além de caixões que ficaram pendurados e desprotegidos. A área atingida conta com 318 gavetas e encontra-se interditada desde 2008, pela necessidade de uma obra de contenção no local.
O centro de Petrópolis é uma das áreas com maiores ocorrências de deslizamentos, que atingiram casas e ruas da cidade, impactando o trânsito e o funcionamento do transporte público.
A Defesa Civil contabiliza 113 deslizamentos e, ao todo, quase 200 ocorrências — que incluem também enchentes, desmoronamentos e quedas de árvores, registradas até às 7h50 deste sábado (23).
A subida para a cidade está interditada desde ontem no sentido Juiz de Fora da BR 040, a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias (km 102), conforme informado pela Concer após vistoria técnica realizada mais cedo.
Nesta sexta (22), o volume da chuva fez com que o Rio Quitandinha transbordasse. A Rua Coronel Veiga precisou ser interditada pela Defesa Civil, que acionou as sirenes nas localidades de São Sebastião, Vila Felipe, Dr. Thouzet, Independência e 24 de Maio, o que significa que as pessoas devem sair de casa e buscar um dos 67 pontos de apoio espalhados pelo município.