O município de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, amanheceu alagado neste sábado (23). As chuvas intensas, somadas ao rompimento de uma tubulação, deixaram a cidade debaixo d’água. O Rio Itabapoana transbordou: o nível da água chegou a 6,72 metros, bem acima da cota de transbordo, que é de 3,10m. Houve afundamento de asfalto e a região central está ilhada.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, moradores aparecem se deslocando em ruas alagadas. A prefeitura disponibilizou três abrigos para acolher as famílias desabrigadas. Segundo o Climatempo, Bom Jesus registrou 271,8mm de chuva em 24 horas. Foi o segundo maior volume em todo o estado.
O governador Claudio Castro (PL) fez um alerta aos moradores do Norte e Noroeste.
“É importante que a população fique muito atenta aos avisos da Defesa Civil Municipal e Estadual para garantir a segurança”, disse. A previsão é que, até domingo, o acumulado ultrapasse 200mm também nas outras cidades da região.
As chuvas que atingem o estado desde a chegada da frente fria na noite de quinta-feira, também deixaram inundadas cidades da Baixada Fluminense. Em Duque de Caxias, a água tomou conta de bairros como Saracuruna, Vila Urussaí, Chácaras Arcampo, Parque Paulista e Xerém. Os moradores afirmam que não é a primeira vez: eles já haviam sofrido com as enchentes das chuvas de janeiro.
Em Petrópolis, na Região Serrana, o Rio Quitandinha transbordou nesta sexta-feira, bloqueando o trânsito e, consequentemente, afetando o funcionamento do transporte público. A subida até a cidade imperial permanece fechada por conta de deslizamentos de terra.
Na sexta, a Defesa Civil alertou os moradores de Resende, no Sul do estado, via SMS, chamando atenção para a previsão de temporal na cidade. Em Três Rios, na mesma região, o órgão da cidade está em alerta para os altos riscos de deslizamento.