Membro da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, o deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ) participou esta semana de um encontro com o presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, na sede da entidade. Na pauta, a implementação de melhorias nos ajustes de logística, carga elétrica, abastecimento e principalmente som e seus reflexos na avenida e nos camarotes.
Para que isso ocorra, o deputado irá apresentar emenda parlamentar através da Frente do Carnaval, que será destinada à criação do Museu do Carnaval e para aperfeiçoamento do sistema de som e iluminação da Marquês de Sapucaí.
“O Carnaval carioca é considerado o maior espetáculo da Terra, e nada mais justo do que proporcionar aos milhares de turistas nacionais e do exterior um extensão dessa festa, oferecendo ao público um evento inesquecível; isso sem falar que essa iniciativa irá fomentar a geração de empregos formais e informais”, explicou.
Participação dos blocos
Durante o encontro, o parlamentar manifestou a possibilidade de que blocos tradicionais como o Bola Preta e o Cacique de Ramos , participassem abrindo ou encerrando os desfiles das agremiações. Contudo, o presidente da liga explicou as dificuldades para isso e deixou no ar a possibilidade de o Cacique de Ramos ser convidado para fazer uma apresentação na Marquês de Sapucaí.
“É importante que a cidade volte a resgatar seus antigos carnavais, e uma possibilidade seria a de blocos tradicionais desfilarem na passarela do samba; além de trazer de volta a decoração e ambientação das ruas como ocorria antigamente”, disse.