A deputada estadual Célia Jordão (PL) esteve, nesta terça-feira (16), na Câmara dos Deputados, em Brasília, participando do Segundo Fórum Brics. O evento ocorre de segunda-feira (15) até esta quarta-feira (17) e tem como tema “Valores Tradicionais”, reunindo representantes dos países-membros do bloco.
Com mais de 20 anos dedicados a políticas públicas voltadas às mulheres, Célia Jordão integrou o painel “Violência de gênero: o papel da mulher nas diferentes culturas” e destacou a importância da legislação para garantir os direitos femininos.
“Historicamente, a violência de gênero nunca foi uma exceção na sociedade, em diferentes culturas. Em algumas, há uma rede de apoio mais estruturada, leis específicas e maior visibilidade. Mas ainda existem lugares onde a violência é naturalizada e justificada por tradições”, afirmou a deputada.
O painel também abordou práticas como os casamentos forçados de meninas entre 10 e 15 anos em alguns países, além da desigualdade de gênero nos parlamentos e nos espaços de poder. Outro ponto discutido foi a dependência financeira e a falta de qualificação profissional como fatores que mantêm mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Nós, mulheres, mesmo quando ocupamos funções parlamentares, também sofremos violência. A violência política é grave e, muitas vezes, silenciosa. Não podemos nunca esquecer: a culpa da violência nunca é da vítima, e o ciclo de impunidade precisa ser rompido”, ressaltou a parlamentar.
Mediado pela deputada Eliana Bayer (Republicanos-RS), o painel contou com a participação das deputadas brasileiras Silvana Covatti (PP-RS) e Patrícia Alba (MDB-RS); da deputada Ichwama Litoka Elysee, do Congo; e de Milva Villalba, do Paraguai.