A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e o Procon Carioca lançam, nesta quarta-feira (12), a “Operação Posto sem Roubo”. O destaque da nova fase nas ações de fiscalização de combustíveis na cidade do Rio será um mapa digital de monitoramento de postos autuados pelo órgão.
A ferramenta, inédita, reunirá informações sobre os estabelecimentos fiscalizados — e, assim, o motorista terá, na palma da mão, o endereço de todos os que foram multados e interditados. A ideia é ampliar a transparência e o acesso da população aos dados das ações realizadas em toda a cidade do Rio.
Além disso, a operação passa a contar com o uso do veículo “Cliente Misterioso”, uma tecnologia inovadora, capaz de identificar adulterações diretamente nas bombas, de forma sigilosa, técnica e precisa.
Desenvolvido em parceria com o Instituto Combustível Legal, o “espião” é equipado com um tanque especial para coleta e análise imediata dos combustíveis. Vai permitindo detectar irregularidades em tempo real, sem alertar os estabelecimentos fiscalizados.
“O nosso objetivo é colocar medo em quem hoje comete essas irregularidades que pesam tanto no bolso da população. Esse conjunto de ações é um marco na história do combate ao mercado irregular de combustíveis na cidade do Rio”, comemora o secretário municipal de Defesa do Consumidor, João Pires.
A cada dia surgem mais denúncias — muitas delas confirmadas — sobre combustíveis adulterados e bombas que “mentem” na quantidade de líquido fornecido. A parceria entre o órgão e o instituto prevê ainda fiscalizações conjuntas, análises técnicas de amostras de gasolina, etanol e diesel, compartilhamento de dados e laudos para embasar medidas administrativas e autuações, além de capacitação técnica e treinamento dos agentes do Procon Carioca.
Também estão previstas ações educativas e preventivas voltadas a consumidores e revendedores, sem custo algum para o contribuinte carioca.
Consumidor pode denunciar posto suspeito de irregularidades
O Procon Carioca reforça que o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal no momento do abastecimento e desconfiar de valores muito abaixo do preço médio de mercado.
Denúncias podem ser registradas pelos canais oficiais da Prefeitura do Rio, pelo site proconcarioca.prefeitura.rio, pelas redes sociais do órgão ou pela Central 1746


Ótima ideia.
Foda é só saber que os próprios agentes (minoria, não podemos generalizar pq nem todos são corruptos), porém os que são, vão avisar antes do carro espião chegar nos postos.
É sério isso ? Como vc sabe ?
Na região dos lagos tive meu carro danificado pelo combustível do posto rede Bellas na cidade de São Pedro da Aldeia.
Gostaria que vocês fossem nos postos de Nova Iguaçu
Gostaria que fosse realizado uma fiscalização nos postos de Maricá em especial o posto localizado na rj106 ao lado do restaurante Queijão.
O mesmo tem a bandeira da marca Ypiranga o que desconfio que não refrete a verdade.
O posto da SFXavier esquina com Mariz e Barros foi autuado. O posto da subida do Alto é do mesmo dono. Vcs poderiam averiguar. Obrigado.
Ele é da prefeitura do RJ, tem que pedir pro procon do seu município ir
Vcs tinha que vir aqui no posto de gasolina aqui em Belford roxo na baixada fluminense postos com bandeira não reconhecida.verdadeiro perigo.pedimos socorro . 🆘 Urgentes
O consumidor pode exigir do posto o teste de álcool na gasolina e também o que mede a,quantidade do produto? E se o posto se recusar a fa,er esses testes.