A Defesa Civil interditou totalmente a fábrica que pegou fogo na manhã desta quarta-feira (12), por risco de desabamento da estrutura. Localizada na Rua Roberto Silva, nº 129, no bairro de Ramos, Zona Norte do Rio, a Maximus Confecções é a principal fornecedora de fantasias para as escolas de samba da Série Ouro e da Intendente Magalhães.
Ao todo, o Corpo de Bombeiros resgatou 21 pessoas no incêndio. Nove foram encaminhadas em estado grave para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Outras quatro vítimas, sendo duas em estado grave, estão no Hospital Municipal Souza Aguiar. Também há uma vítima em estado grave no Hospital Federal do Andaraí, duas no CER da Ilha, três no Hospital Federal de Bonsucesso e duas no Hospital Municipal Salgado Filho.
Prédio não podia funcionar como fábrica
O governo do estado informou que o edifício não possuía autorização para funcionar como fábrica. Funcionários relataram que, devido à alta demanda, o local operava 24 horas por dia, com diferentes turnos e funcionários dormindo dentro da fábrica para cumprir as escalas.
“Estamos fazendo a varredura no local, mas, a princípio, todos os funcionários foram resgatados. A edificação não possuía aprovação do Corpo de Bombeiros para funcionar e não tinha as condições de segurança necessárias. O incêndio atingiu cerca de 500 metros quadrados e está controlado. Não há mais focos”, disse o coronel Luciano Sarmento, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros.
A Polícia Militar mantém a área isolada para garantir a segurança da população, enquanto a Polícia Civil realiza a perícia e investiga as causas do incêndio. A ocorrência foi registrada na 21ª DP (Bonsucesso).