O Projeto Arranque realizou, no último sábado, mais uma ação em apoio à pesca artesanal no município de Maricá. A atividade foi o Curso de Manutenção de Motores de Embarcação, promovido pelo Instituto Redemar Brasil, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura e com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Pesca. A oficina ocorreu na Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos, no bairro Ponta Negra, e contou com a participação de cerca de 20 alunos.
O curso é realizado em 12 encontros semanais, sempre aos sábados, das 9h às 16h, com o objetivo de capacitar pescadores e pescadoras artesanais que muitas vezes interrompem suas atividades devido à falta de manutenção adequada em suas embarcações e ao alto custo dos reparos. Além dos trabalhadores da pesca, familiares até o terceiro grau também podem participar, estimulando jovens a ingressarem na profissão e contribuindo para a preservação da cultura pesqueira na região.
“Já dei esse tipo de aula em outras localidades, mas aqui encontrei um grupo muito dedicado. É um prazer ensinar para quem gosta de aprender. Posso afirmar que eles abraçaram a causa de forma inspiradora e, ao final do curso, todos nós sairemos daqui pessoas e profissionais melhores”, afirmou Pedro, professor de mecânica náutica do Projeto Arranque.
O curso faz parte de um ciclo de formações do Projeto Arranque em Maricá. Já foram realizadas a Oficina de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) e o Curso de Radiofonia Marítima, atendendo antigas demandas da comunidade pesqueira. A próxima atividade será a Oficina de Reparo de Embarcações (ainda sem data definida), completando o conjunto de capacitações voltadas a uma pesca mais segura, sustentável e geradora de renda.